terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tecnologia em Minha Vida


O reconhecimento da importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação favoreceu a incorporação de diferentes tecnologias em minha vida pessoal , em minhas práticas pedagógicas e em outras atividades. No telecentro da escola onde trabalho, as tecnologias foram utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar aos alunos uma aprendizagem que pudesse trazer contribuições significativas.
No processo de incorporação das tecnologias em minhas experiências, aprendi a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propiciou-me novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. A educação do cidadão, não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico - tecnológico, cuja característica geral está na informação digitalizada como nova estrutura básica, como novo modelo de produçaõ. O computador e a internet definem uma nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional. Se nós, professores, não incluirmos a tecnologia na educação das novas gerações, estaremos na contramão da história, alheios ao espírito do tempo. Quando convido o aluno a visitar um site, eu não apenas lanço mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribuo pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Desde que iniciei o curso PEAD, meu crescimento nas aprendizagens da área tecnológica foram evidentes. Inicialmente eu só sabia utilizar editores de texto para preparar avisos e trabalhinhos para os alunos. A utilização do correio eletrônico e de ferramentas diversificadas, construção de Pbwkis, Blogs, montagem de gráficos e tabelas, pesquisas na internet, edição de imagens, acesso a jogos, inclusão de links, leitura e criação de hipertextos, produções e apresentações no MS Power Point, acesso e habilidade para estudar no ambiente ROODA, foram grandes conquistas na área tecnológica adquiridas lentamente por mim.
A construção de um Blog da turma , contendo atividades trabalhadas durante o ano letivo, participação de eventos , fotos , notícias e convites foi um grande passo tecnológico em minha vida profissional, juntamente com meus alunos. Pesquisas na internet, realizadas durante o semestre referentes a grupos musicais de minha cidade, obras de arte, biografia de autores e compositores, letras de música, poesias, histórias infantis , imagens diversas, informações referentes a teatro fizeram parte de meus estudos e foram imprescendíveis.
Creio que meu aprendizado na área tecnológica foi bastante significativo, devendo ainda ser ampliado cada vez mais na busca de novos conhecimentos nesta área.

Nenhum comentário: