segunda-feira, 23 de junho de 2008

Noções de Espaço e Tempo

Este semestre letivo possibilitou-me uma vasta compreensão de conceitos referentes aos conhecimentos de espaço e tempo que fazem parte de nosso mundo, através das interdisciplinas Representação do Mundo em Matemática,Estudos Sociais, Ciências Naturais e Seminário Integrador.
Os conceitos de espaço e tempo estiveram presentes nas interdisciplinas como fator fundamental, norteando as mesmas para uma aprendizagem significativa nos levando a muitas formas de ler e interpretar o universo cotidiano que nos cerca.
Muitas vezes lidei com as noções de tempo e espaço no meu dia-a-dia sem me dar conta delas, e , no entanto, essas noções foram se construindo ao longo do semestre, em função das atividades ,leituras , trabalhos coletivos e fóruns propostos pelas interdisciplinas.
De acordo com o que foi proposto pela interdisciplina de Estudos Sociais, pode-se oferecer à criança oportunidades para que ela possa operar com relações espaciais, sabendo localizar-se dentro dos grupos sociais como peça fundamental e importante, podendo analisá-los e compreender estes espaços sociais como construções do homem em determinado tempo na sociedade.
Em Matemática o conceito espaço foi bastante instigado através das formas geométricas, que fazem parte dos objetos e ambientes utilizados no cotidiano, números e operações estão presentes em muitos momentos da vida em nossa rotina diária, o estudo de grandezas e medidas se faz necessário no nosso cotidiano e em várias situações que se apresentam. O vídeo "Balance" me fez refletir sobre como o homem pode agredir o seu ambiente em dimensões maiores do que qualquer outro organismo, podendo provocar completa destruição de ecossistemas atingindo a biosfera como um todo, causando, modificações climáticas, desaparecimento de espécies e uma gama de outros problemas.
O conceito de tempo é um dos mais difíceis de ser entendido na fase inicial da escolaridade, porém é um poderoso auxiliar para que o aluno se torne capaz de sair do campo do raciocínio concreto para pensar reflexivamente. Isso pode ser feito por meio de atividades que vão diferenciando, aos poucos, os diversos conceitos e possibilitando a compreensão da complexidade do tempo.
Trabalhando na área de matemática com horários, contagem de dias, fazendo registros dos dias da semana e dos meses do ano que são assuntos paralelos aos de Estudos sociais e chamando atenção para datas como feriados, aniversários e festas, relacionando-os com acontecimentos do passado e do presente ,pode-se desenvolver planejamentos referentes aos fenômenos naturais como o dia e a noite, estações do ano ou mudanças nas fases da lua, que estão interligados às Ciências Naturais no que diz respeito aos ciclos da natureza.
O professor como mediador, deve criar situações pedagógicas para que o aluno desenvolva suas capacidades intelectuais autônomas e se transforme num observador atento a realidade, capaz de estabelecer relações, comparações e chegar a conclusões sobre o tempo e o espaço em que vive. O professor pode facilitar o processo de aprendizagem utilizando uma gama imensa de materiais, como: relatos orais, imagens , objetos antigos, danças, músicas, narrativas, cartas, lendas, maquetes, utensílios, vestimentas, experimentos e quaisquer outros ítens que possam se transformar em instrumento de construção do conhecimento.
Um ponto muito importante para que o aluno adquira um melhor conhecimento das noções de espaço e tempo é o fato do professor valorizar os conhecimentos, hipóteses e modos de explicar que os alunos já trazem em sua bagagem cultural e também partir de assuntos do cotidiano e dos problemas locais , em que o aluno está inserido , isto facilitará o trabalho e o tornará bastante proveitoso e prazeroso.

domingo, 15 de junho de 2008

Trabalhando com Frações




As primeiras noções de frações já podem ser introduzidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas formas mais simples, como 1/2, 1/3,1/4, 2/3, 3/4.
As frações que aparecem no dia-a-dia, são quase sempre ,muito simples. Em receitas encontramos meia xícara de óleo, meio litro de leite, meio quilo de farinha, três quartos de xícara de açúcar, etc. Uma atividade que já tive oportunidade de trabalhar com alunos e que produziu bons resultados , em relação a aprendizagem das frações ,foi:
Repartindo e Juntando Líquidos
Os alunos foram divididos em grupos de quatro. Cada grupo recebeu 4 copos plásticos de tamanhos iguais. Primeiro pedi que enchessem um dos copos com água. Após cada grupo colocou um pouco de tinta têmpera na água para deixá-la colorida (para melhor visualizarem). Pedi aos alunos que dividissem a água em dois copos igualmente (1/2 cada um ). Após que dividissem as metades igualmente em mais 2 copos, ficando a água dividida igualmente em 4 copos (1/4 cada um). Após juntamos o líquido de três copos em um copo ( formando 1/3).Também realizada a comparação entre 2/4 e 1/2 que são equivalentes. Após juntamos tudo em um copo novamente formando 1 inteiro.
Depois registramos através de desenhos e em forma numérica no caderno.
Trabalhando dessa maneira os alunos aprenderam na prática, como se formavam 1/2, 1/4 e 1/3,realizaram comparações e fizeram descobertas significativas .

Grandezas e Medidas


Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam Grandezas e Medidas como um bloco de conteúdos para a matemática no Ensino Fundamental, desde os primeiros anos de escolarização, tendo em vista a importância atribuída ao assunto. Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno, de relevância no mundo em que vivemos.
Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como por exemplo, observar o tamanho dos objetos, pesos , volumes, temperaturas diferentes , quanto tempo falta para acontecer algo e outras.
A partir dessas práticas adquiridas da convivência social da criança, cabe a nós professores, propor situações-problema, visando a ampliação, ao aprofundamento de seus conhecimentos e à construção de novos significados.
Uma atividade prática e prazerosa que realizei com meus alunos foi realizar medições do quadro, armário, classes, mesa do professor, janelas , porta da sala de aula e etc. com palmos, cordões de 50 cm. de comprimento, palitos e réguas.Também medimos a altura de cada um, através de régua demarcada na parede. Foram feitas as anotações e comparações referentes as medidas registradas. Os próprios alunos tomaram iniciativa e começaram a medir o tamanho de seus pés, de suas mãos , de seus braços e de sua pernas realizando comparações entre sí.
Os alunos participaram ativamente das atividades e demontraram adquirir uma aprendizagem bastante significativa em relação ao assunto.

domingo, 8 de junho de 2008

PERGUNTAS E MAIS PERGUNTAS



As crianças estão sempre fazendo muitas perguntas. A curiosidade delas não tem limites e isto é um fato que torna o ensino privilegiado pois é automotivado por elas mesmas. As situações de perguntas e de problematização representam um momento para troca de informações entre os próprios alunos juntamente com o professor. A interação entre alunos e professor é fundamental porque promove uma aprendizagem ativa, na qual todos são interlocutores. Durante as situações problemas o professor pode planejar momentos de organização coletiva das informações e direcionar uma aprendizagem significativa, partindo dos interesses das crianças .

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Trabalhando com Sombras



Para mim foi algo bastante inovador e diferente trabalhar com sombras. Através da interdisciplina de Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais , tive a oportunidade de trabalhar com meus alunos este assunto bastante curioso e interessante, que nunca havia trabalhado antes, apesar de já ter muitos anos de atuação no magistério. Foi uma experiência nova e bastante produtiva tanto para mim como para meus alunos.
Com esta atividade aprendi que prática vamos adquirir na medida em que tivermos coragem de ousar. Aquilo que não soubermos, iremos aprender junto com as crianças, pois o nosso direcionamento é a curiosidade delas. O nosso desafio maior é desafiarmos nossas crianças. São elas que nos levarão às práticas seguras. Basta seguirmos na mesma direção despertando sempre o desejo do aprender através de uma aprendizagem real e significativa.