quarta-feira, 30 de junho de 2010

REFLETINDO SOBRE AS ATIVIDADES

Os tópicos e assuntos explorados e investigados pelas diferentes atividades propostas nos projetos foram integrados com as experiências de vida das crianças, fora da escola. Qualquer projeto se desenvolve e cresce através de um processo de socialização por meio da participação e da experiência. A turma é considerada um grande grupo, formado pelos alunos que trazem consigo uma história de vida, modo de viver e experiências culturais diferenciadas, que devem ser valorizadas. Essa valorização se dá a partir do momento em que os educandos tem a oportunidade de decidir, opinar, debater, construir sua autonomia e seu comprometimento com o social. Destaco o mestre Paulo Freire que nos diz: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."(1997, p.52).
Os projetos desenvolvidos durante o semestre, visando proporcionar autonomia aos educandos, fizeram com que as crianças aprendessem a reforçar sentimentos positivos em relação a si mesmos e aos outros, estabelecendo objetivos dentro da realidade, lidando com o insucesso e o sucesso como fatores decisivos tanto no desenvolvimento quanto na aprendizagem. Os alunos identificaram-se como sujeitos que usufruem e produzem cultura, em pleno exercício de sua cidadania.
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa- 6ª ed. -São Paulo: Paz e Terra, 1997.

domingo, 20 de junho de 2010

Trabalhando a Copa 2010











A partir do dia 07/06 iniciei o Projeto: Em Ritmo de Copa
Este projeto está sendo bastante produtivo e ao mesmo tempo divertido e gerador de muitas interações pessoais. Ao participar de atividades esportivas as crianças estabeleceram relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de sí próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas , sexuais ou sociais, também adotaram atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas, evitando qualquer espécie de violência.
Ao realizar atividades interdisciplinares envolvendo o tema Copa do Mundo (2010) os alunos conseguiram conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura brasileira, africana , percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e etnias.
Um dos pontos mais importantes desenvolvidos no projeto "Em Ritmo de Copa" foi a promoção do torneio de futsal, amistoso, entre turmas do 2º ano e 4º e 5º ano no ginásio de esportes Santa Fé, localizado em bairro perto da escola. Durante o torneio os alunos tiveram contatos com alunos de outras turmas, divertiram-se fazendo torcida e participando dos jogos. A turma 21 (2º ano do turno manhã) utilizou faixas na cabeça de cor verde e a turma 23 (2º ano do turno da tarde) de cor amarela. Realizou-se jogos com times masculinos e femininos. Alguns alunos participaram dos jogos e depois colocaram que nunca imaginavam que era tão bom jogar futebol, que não gostavam muito, mas com a participação no torneio começaram a se interessar por futebol.
Como foi um torneio amistoso, não houve uma competitividade muito grande, os jogos aconteceram realmente em carater recreativo, de treino ou nova experiência para alguns alunos.
Como nos diz o PCN (vol.7, pág.49 e 50)

"Uma prática pode ser vivida ou classificada em função do contexto em que ocorre e das intenções de seus praticantes. Por, exemplo o futebol pode ser praticado como um esporte, de forma competitiva, considerando as regras oficiais que são estabelecidas internacionalmente (que incluiem as dimensões do campo, o número de participantes, o diâmetro e pesoa da bola, entre outros aspectos), com platéias, técnicos e árbitros. Pode ser considerado um jogo, quando ocorre na praia, ao final da tarde, com times compostos na hora, sem árbitro nem torcida, com fins puramente recreativos(...). Os esportes são sempre notícias nos meios de comunicação e dentro da escola; portanto podem fazer parte do conteúdo(...)".
Bibliografia:
PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais :Educação Física,Vol.7/Secretaria de Educação fundamental-Brasília:MEC/SEF,1997.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Questões para Reflexão


Será que estamos preparados para ensinar os nossos alunos em educação ambiental?
Que ações dentro da sala de aula revelam esse "olhar" para a educação ambiental?

No meu ponto de vista devemos sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos. Tudo serve para indicar que o processos de degradação e deteriorização da natureza não podem ser tratados com indiferença, nem pela sociedade, nem pela escola. Não adianta cobrar do governo e dos outros, atitudes que ainda pessoalmente não conseguimos ter.
Nós professores, precisamos buscar recursos, nos atualizar e estar sempre preparados para enfrentar situações cotidianas que estão relacionadas a Educação Ambiental. Ela deve ter como base um processo contínuo e permanente na educação que foca situações atuais e do dia a dia dos alunos.
"É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver, nos alunos, uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa. Para tanto o professor precisa conhecer o assunto e , em geral, buscar junto de seus alunos mais informações em publicações ou com especialistas. Tal atitude representará maturidade de sua parte: temas da atualidade, em contínuo desenvolvimento, exigem uma permanente atualização; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de, simultaneamente e pela prática, desenvolver procedimentos elementares de pesquisa e de sistematização da informação, medidas, considerações quantitativas, apresentação e discussão de resultados,etc." (PCN, vol.9, p.30)
Dentro da sala de aula e abrangendo a escola, pode-se trabalhar ações de Educação Ambiental, baseadas nos cuidados práticos diários, como por exemplo:
-Conservação da sala limpa, arejada e organizada;
-Incentivar a utilização correta do papel evitando desperdício;
-Enfatizar que o papel destinado à reciclagem não deve ser amassado, porque isso dificulta o manuseio e a reutilização;
-Desligar as luzes ou ventiladores da sala enquanto não tiver ninguém dentro dela, como por exemplo na hora do recreio, educação física ou qualquer outra atividade fora da sala;
-Incentivar o uso adequado das lixeiras e em hipótese alguma aceitar que os alunos coloquem lixo no chão;
-Se na escola existirem lixeiras seletivas para o lixo, orientar os alunos na utilização adequada das mesmas;
- Explicar aos alunos que o vaso sanitário não é lugar para jogar, papéis, alimentos, chicletes, etc. - Ao beber água não não deixar água correndo em desperdício, encher o copo somente com a quantidade necessária para matar sua sede;
- Na hora do lanche não desperdiçar alimentos, guardar o que não vai comer ou dividir com os colegas;
-Não desperdiçar a merenda escolar oferecida pela escola;
-Armazenar garrafinhas, copinhos, e caixinhas que sobram do lanche dos alunos para posteriormente realizar trabalhos artesanais que envolvam a reciclagem destes produtos;
- Recomendar aos alunos que não escrevam em classes, cadeiras e paredes;
-Incentivar os alunos a cuidarem das plantas da escola;
Desde pequeninos os alunos devem sentir que estão sujeitos a regras de respeito às condições básicas da vida e que a boa qualidade dos espaços por eles utilizados dependem das suas próprias atitudes de conservação, respeitando as condições de sustentabilidade e de máxima renovabilidade possível dos recursos.
"O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos dos alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno". (PCN, vol.9, p.50)
Bibliografia:
PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde, vol.9.Secretaria da Educação Fundamental-Brasília,1997.

domingo, 6 de junho de 2010

Trabalhando Meio Ambiente

Nos dias 31/05, 01 e 02/06 foram abordados com a turma, temas relacionados ao meio ambiente onde a principal meta a atingir foi fazer cada aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.

Através de passeio no bairro, possibilitei aos alunos a aplicação dos conhecimentos à realidade local, para que cada aluno se sentisse potente, com uma contribuição a dar, por pequena que seja, para que possa exercer sua cidadania.

"É fato que o trabalho com a realidade mais próxima possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido e, por isso, possível de ser campo de aplicação do conhecimento. Dessa forma ele se torna essencial para o exercício da participação".(PCN, vol:9,p.78)

"Cabe ao professor orientar os alunos sobre o que e onde observar, de modo que se coletem dados importantes para as comparações que se pretende, pois a habilidade de observar implica um olhar atento para algo que se tem a intenção de ver".(PCN, vol:4,p.66)

"As observações realizadas resultam em um conjunto de dados que são organizados por meio de desenhos e listas, de modo que as características do ambiente fiquem registradas. Ao realizar registros os alunos tem a oportunidade de sistematizar os conhecimentos que adquiriram".(PCN,Vol:4,p.66)

O nosso passeio na comunidade que teve o objetivo de observar degradações ambientais, teve desfecho final através de um relatório, onde os alunos puderam relatar o repertório de imagens que adquiriram e alguns novos significados para a idéia de ambiente.Os alunos desenvolveram habilidade de descrever ambientes, identificando, comparando e classificando seus diferentes componentes. Os alunos perceberam como é grande a influência das pessoas num ambiente construído e como podem apresentar condições ambientais de vida humana bastante variadas.

A partir da compreensão da natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive, a turma realizou ações como: criar na escola um cantinho da natureza, onde cada um contribuiu com uma plantinha em vaso feito de garrafa pet (aproveitando para reciclagem) e realização de campanha em outras turmas através de música "Tempo de Mudar" (Maísa e Eliana), diálogo e distribuição de panfletos com mensagens de proteção ao ambiente.